“Nós amamos ao Rio sobre todas as coisas e ao mar como a nós mesmos (e um ao outro)”. É com essa declaração que o casal Renata Abranchs e Tiago Petrik abre o prefácio do livro “A Carioca – Guia de estilo para viver a Cidade Maravilhosa” (Casa da Palavra, R$49,90), lançado nesta quinta-feira (22) com ilustrações de Bruno Drummond.

Há cinco anos pesquisando a moda de rua carioca, os editores do blog RIOetc se basearam no “A Parisiense”, da ex-modelo Inès de la Fressange, para elaborar um guia que, além de muita moda e beleza, traz dicas preciosas de restaurantes, lojas, programas a céu aberto, blocos de carnaval e tudo que sintetiza o lifestyle carioca.

As “carioquices” que recheiam as 352 páginas da publicação não ficam restritas ao livro. Em janeiro de 2013, o GNT e o RIOetc lançam uma versão do guia em aplicativo para smartphones e tablets, com atualizações mensais. São os melhores programas do Rio, com mapas, para você levar aonde quiser.

Para entrar no clima, reunimos abaixo o top 10 da lista “30 itens que a carioca esperta tem no armário”, presente no primeiro capítulo do livro. Se você curte o estilo visto nas ruas do Rio, inspire-se à vontade:

 

 

1. VESTIDO BRANCO

 

Foi comprado pra festejar algum réveillon, mas agora passeia muito, todo faceiro: da praia, com Havaianas, à festa e ao cinema, com botinha”.

2. ALL STAR CANO MÉDIO

“All Star de cano médio, do clássico modelo Chuck Taylor. Pau pra toda obra”.

3. SHORT JEANS


“Desbotado, amassado, bem usado, cheio de história”.

4.ITENS ARTESANAIS

“Pode ser um acessório, uma bata giga ou um vestidinho brejeiro à la Chiquita Bacana, mas é algo único, feito por uma amiga com dotes artísticos ou garimpado em alguma viagem. Aí, a carioca combina com um ou outro item que ela curtiu na Vogue e fica única!”.

5.VESTIDÃO LONGO ESTAMPADO


“Talvez uma nostalgia tropicalista coletiva, dos tempos das Dunas da Gal, nos anos 1970. Fato é que a carioca ama o gosto da liberdade de passear dentro de um longo, dançante e feliz”.

6. SAIÃO LONGO

 
“Na mesma vibe do vestido. Se tiver uma fenda, melhor”.

7. BIQUINI TIPO “cortininha”


“A largura das alças varia bastante. A parte de baixo é de lacinho, de tamanho médio. Ela até tem outros tipos, mas é importante que o biquíni seja confortável para que não atrapalhe a carioca em suas muitas atividades ao longo de um dia na praia. Dá pra pegar sol ou jogar frescobol e altinha sem mudar o dress code. Adendo importante: biquíni elaborado demais denuncia que você não é carioca”.

8. BOLSA MOLE


“Vale lona, camurça, crochê e tapeçaria. Se molda ao corpo e tem toque agradável, quentinho. Como a carioca, que não vive sem contato e sem abraço, não amaria esse item?”.

9. CAMISA ROUBADA DO NAMORADO


“De cor clara. Branca, de preferência. Fechada ou aberta sobre uma regata boba. Mas tem que ser tipo extralarge mesmo, com mangas bem enroladas. Companhia inseparável: o tal short jeans cheio de história”.

10. SANDÁLIA RASTEIRA

Fonte: GNT

Tags: , , , , , , , , ,

Leave a Reply